Setembro é o mês da visibilidade da comunidade surda. Algumas datas marcam, historicamente fatos que ocorreram no referido mês e merecem ser refletidas, principalmente, porque representam lutas e conquistas desse segmento.
No dia 23, comemora-se o Dia Internacional das Línguas de Sinais devido a criação, em mais de cem países, da Federação Mundial dos Surdos. Essa instituição luta pelos direitos das pessoas com surdez.
O dia 26 representa o dia em que foi fundada a primeira escola para surdos, no Brasil, o Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES.
Já o dia 30 simboliza o Dia Internacional do Tradutor e Intérprete das mais diversas línguas. A referida data é alusiva à morte de São Jerônimo, conhecido por ter sido o tradutor da bíblia.
Também como forma simbólica, usa-se nesse mês um laço de fita na cor azul que tem origem no ato de segregação histórica em que as pessoas com deficiência eram identificadas por uma fita amarrada ao braço, para isolamento das demais pessoas. Usar o laço de fita azul representa resistência a qualquer ato semelhante.
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Riacho das Almas se reconhece parte da Comunidade Surda. “Aproveitamos esse momento para parabenizar, os estudantes surdos e profissionais que atuam com a LIBRAS e a pessoa com surdez, pelas constantes lutas e conquistas” afirma Luciana Sousa, coordenadora da equipe de Educação Inclusiva.