AEE se consolida como instrumento de inclusão, em Riacho das Almas.

A parceria entre o(a) professor(a) do AEE e os(as) professores(as) de sala de aula regular é uma das ações que compõe as Diretrizes do Atendimento Educacional Especializado. Essa ação tem se fortalecido e permitido ganhos no processo de ensino e aprendizagem do público da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva nas escolas municipais de Riacho das Almas-PE.

Como fruto dessa parceria a professora do AEE Ana Claudia e as professoras da disciplina de Arte, Claudenir Maria e Vaneza Menezes da Escola Municipal José Joaquim de Lima, mediaram a produção de aproximadamente 50 recursos de Tecnologia Assistiva de baixo custo que alimentarão o acervo da Sala de Recursos Multifuncional da referida escola.

Estiveram envolvidos nessa produção três turmas do 9º anos do Ensino Fundamental constituídas por 60 estudantes. Essa produção ocorreu durante os meses de outubro e novembro de 2021, culminando com a apresentação por parte dos alunos no corrente mês.

São recursos (jogos) que permitirão o desenvolvimento de habilidades voltadas ao reconhecimento de cores e números, identificação das vogais, sílabas e alfabeto, coordenação/percepção motora, relação de número/quantidade, formação de palavras, resolução de adição e subtração, reconhecimento das formas geométricas.

Esta é uma ação “motivadora e interdisciplinar que contribui para a formação de cidadãos conscientes com o uso de materiais reciclados e também sensíveis às necessidades específicas de seus pares” afirma a coordenadora de Educação Inclusiva Luciana Souza. A iniciativa contou com o envolvimento e apoio da coordenação pedagógica e toda equipe diretiva da escola.